sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O que eu achei de: Palestina {Quadrinho}

 Esta obra procura retratar o drama do povo palestino em uma reportagem em quadrinhos. Reúne os dois volumes da obra, textos, fotos e desenhos de Joe Sacco. O livro funciona como um diário do autor durante a visita que ele fez à Palestina, onde ele mostra ao leitor tudo o que acontece em sua volta e as conversas que teve com as pessoas da região. Durante dois meses, ele coletou histórias nas ruas, nos hospitais, nas escolas e nas casas dos refugiados, presenciando confrontos dos soldados com a população e entrevistando vítimas de tortura.


[...]"Alguns deles foram presos pela manhã e me denunciaram à tarde ... não aguentaram um dia de dor ... Não só seus corpos eram fracos, mas as mentes também, assim como o comprometimento com a causa nacional."[...]


O Quadrinho trás a história dos conflitos da Palestina, registrados pelo quadrinista Joe Sacco. 
Fazia um bom tempo que estava namorando este quadrinho, e enfim estou com ele em mãos e lido. Minhas expectativas a respeito da estória, desenho e a edição ( edição especial e única), foram supridos. 

A Edição trás fotos reais ao lado das ilustrações feitas por Joe Sacco, como trás um rico material de como o quadrinho foi construído. A HQ inicia-se com um texto de Edward Said chamado "Homenagem a Joe Sacco", em seguida temos o prefacio de José Arbex jr, e logo depois encontrasse o texto intitulado "Algumas reflexões sobre Palestina", de Joe Sacco nos mostrando sua vivência e como foi construindo a estória que nos contara aqui. Enfim somos apresentados a estória de Palestina!

Com uma narrativa, rápida Joe Sacco, nos carrega a estórias destes conflitos, complexos e traumáticos. É necessário comentar, que está obra não é apenas entretecimento e sim um registro que nos mostra a realidade através de quadrinho que se deve conhecer.


Gosto muito de estórias baseadas em fatos reais, e se estes fatos forem históricos e de guerras, me chama mais atenção ainda, e este foi um dos motivos de Palestina me chamar tanto a atenção, o conteúdo ali abordado. Eu sabia que eu gostaria da HQ, só não pensei que gostaria tanto, como foi acontecendo no decorrer da leitura. (...) Eu amei a HQ, e com certeza, quero ler mais obras do autor.

Sempre que deparo-me com estórias baseadas em fatos reais sejam elas de guerras ou não, fico sempre a me perguntar (...) Por que, disso, daquilo?? E essas perguntas nunca são respondidas, porque não encontro respostas que me convenção do Porque real!

Para quem gosta de estórias com fundo histórico, Palestina é mais que uma boa opção. E não somente para quem se interessa pelo tema, mas para todos que um dia tiveram curiosidade a respeito, e claro para fãs de quadrinho, ela não deixa de ser um opção recomodadíssima!

Penso que usar o termo FANTÁSTICO para encerrar o quanto está obra foi ao meu ver, ainda é pouco! Um trabalho meticuloso, caprichado e de uma importância incalculável. Quem ainda não leu Palestina, leia (...) leia, pois não se arrependerá!

Revelador, Triste e emocionante. Palestina trás uma estória que se deve conhecer!

Selo de Leitura:

P.s: Essa Opinião é minha crítica original do blog só de resenhas de livros o Lendo com a Angel, caso queira conhecer acesse:  https://lendocomaangel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.